sexta-feira, 28 de maio de 2010

Foram encontradas ruínas do palácio onde a rainha Cleópatra governava






http://www.milenio.com/node/453142



"Cleópatra (G. Kleopatra) VII (68-30 a.C.), filha de Ptolemaios Auteles, rei do Egito (m. 51 a.C.) designada pelo pai para sucedê-lo juntamente com o irmão mais novo. Famosa por sua beleza e pelo encanto que exerceu primeiro sobre Júlio César (este a repôs no trono em 47 a.C. após sua expulsão por Potinos, e teve com ela um filho chamado Cesárion (ou Cesário)), e mais tarde sobre Marco Antônio, de quem se tornou o gênio mau segundo a tradição geralmente aceita. Cleópatra pôs termo à própria vida quando a causa de Marco Antônio se tornou desesperada em 30 a.C. Nada conhecemos acerca da verdadeira personalidade de Cleópatra, além das história românticas a seu respeito, sabemos apenas que ela era dotada de coragem pessoal e temida pelos romanos; entretanto, pode ter havido nela algo parecido com o verdadeiro patriotismo. Shakespeare apresenta na peça "Anthony and Cleopatra" seu retrato romântico baseado em Plútarcos. Veja-se C. A. H., vol. X, para uma reconstituição interessante do assunto.

Cleopatra era um nome próprio grego muito antigo (em Homero, "Ilíada", IX, 556, o da mulher de Melêagros, e na lenda dos Argonautas o da mulher de Fineus). Os ascendentes de Cleopatra VII eram macedônios; é um erro pensar nela como sendo egípcia."

Fonte:

HARVEY, Paul, Dicionário Oxford de literatura clássica: grega e latina. Rio de Janeiro, ed. Jorge Zahar, 1998. p.126

Está certo que ela não era tudo aquilo que falam, mas uma coisa com certeza ela tinha, o poder de convencer os homens a fazer o que queria. Fez com que dois dos maiores generais de Roma se apaixonassem por ela e ainda que Marco Antônio abandonasse a esposa romana para ficar com ela, causando uma guerra civil entre Marco Antônio e Otávio. Claro que esse atrito entre os dois já vinha de tempos, mas a ideia de Antônio tomar partido nos planos de Cleópatra de criar um Império Egípcio separado de Roma, foi fundamental para que houvesse a guerra entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário