Em uma época em que a mulher não tinha participação expressiva na sociedade, Joana d'Arc conseguiu realizar algumas façanhas que muito homens não tinham conseguido até o momento. Com sua empolgação vinda das "vozes" de santos que ela dizia ouvir, conseguiu ajudar a França a vencer diversas batalhas na "Guerra dos Cem Anos".
Devido a sua participação por volta do ano de 1430 a França que estava em uma complicada situação de sucessão real, conseguiu coroar o rei da França Carlos VI e dar uma virada na guerra, criando a esperança nos franceses que começaram a acreditar com mais afinco na vitória sobre os ingleses e no fim do domínio destes sobre as terras francesas.
Mas como tudo não são flores, ela acabou sendo morta na fogueira por heresia, por ter sido feita prisioneira em uma de suas batalhas ela foi levada para os ingleses que fizeram com que seu destino fosse a fogueira. Morreu aos 19 anos e como heroína francesa, foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV.
Existem várias façanhas atribuídas a Joana d'Arc que acabam por ter algo de fantasia para ilustrar a vida desta Santa, como no caso do seu encontro com o rei Carlos, no qual ele entrou no local onde estava o rei, mas este se misturou entre a multidão e colocou outro em seu lugar e mesmo assim Joana d'Arc conseguiu reconhece-lo.
Mas seja como for a vida desta figura é extremamente interessante e relevante para os estudos da Guerra dos Cem Anos e da formação da França, devido principalmente a sua influência na criação de uma identidade nacional que unia todos em um ideal semelhante.
Para quem quiser ler um pouco mais tem a matéria do history Channel: www.history.com/this-day-in-history, só que tem que entender um pouco de inglês.
Trailer do filme de Joana d'arc, vale a pena ver:
Nenhum comentário:
Postar um comentário